segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Funçoes Quimicas



OXIDOS.


Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).

Alguns óxidos reagem com a água formando ácidos.
Outros óxidos reagem com a água formando hidróxidos.
Outros reagem com hidróxidos formando sais e água.
Há óxidos que reagem com ácidos, formando sais e água.
Principais Óxidos

Óxido de Cálcio (CaO) --> Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

Óxido Nitroso (N2O) --> Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.

Dióxido de Enxofre (SO2) --> É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.

Monóxido de Carbono (CO) --> Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo



Fonte: http://www.brasilescola.com/

Sais

Sais - Características!

Quando em solução, conduzem corrente elétrica.
Os sais têm sabor salgado.
Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
Reagem-se com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.

Cloreto de Sódio (NaCl) --> Este sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos;

Fluoreto de Sódio (NsF)
--> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.

Nitrato de Sódio (NaNO3) --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.

Carbonato de Cálcio (CaCO3) --> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc

Fonte:
http://www.brasilescola.com/


Hidroxidos

BASES:

A definição mais utilizada para o entendimento do que são as bases, foi elaborada pelo químico Svant August Arrhenius.

Segundo ele, bases ou hidróxidos são compostos que em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente como ânion o íon hidroxila "OH-".

Classificação das bases quanto ao número de hidroxilas (OH-):

- Monobases » Apresentam apenas uma hidroxila como ânion. Exemplos: KOH, LiOH, NH4OH.

- Dibases » Apresentam duas hidroxilas como ânion. Exemplos: Ca(OH)2, Zn(OH)2, Ba(OH)2.

- Tribases » Apresentam três hidroxilas como ânion. Exemplos: Al(OH)3, Ga(OH)3, Fe(OH)3.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ácido clorídrico (HCl)
  • O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático.

Ácido sulfúrico (H2SO4)

  • É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. O poder econômico de um país pode ser avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele fabrica e consome.
Ácido nítrico (HNO3)
  • Depois do sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria. Seu maior consumo é na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora) e ácido pícrico e picrato de amônio.
  • Ácido fosfórico (H3PO4)
    • Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.
    • É usado como aditivo em alguns refrigerantes.
  • Ácido acético (CH3 - COOH)
    • É o ácido de vinagre, produto indispensável na cozinha (preparo de saladas e maioneses).
  • Ácido fluorídrico (HF)
    • Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de polietileno. É usado para gravar sobre vidro.
  • Ácido carbônico (H2CO3)
    • É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Forma-se na reação do gás carbônico com a água:
      CO2 + H2O ® H2CO3
  • Fonte:http://www.fisica.net/quimica/resumo10.htm

    segunda-feira, 13 de setembro de 2010

    Produtos Quimicos

    Produtos químicos perigosos em produtos de beleza



    Nós todos queremos olhar melhor e mais bonito, mas nós tendemos a negligenciar os componentes que fazem os nossos produtos de beleza. A maioria dos produtos no mercado que se destinam a fazer um olhar excepcionais são prejudiciais a longo prazo. É preciso ler os rótulos dos produtos com cuidado. Mas isso não pode ser útil se não se sabe o que é um olhar para fora.

    A seguir estão algumas entre as muitas substâncias químicas que entram em fazer nossos produtos de beleza preferido, mas na verdade causar mais danos do que qualquer outra coisa:

    • Óleo Mineral: óleos minerais estão presentes no petróleo geléias que usamos para lábios rachados ou saltos. Depois de revestido, a pele não consegue respirar e, portanto, não pode expulsar as toxinas do organismo.
    • AHA: Alfa-hidroxi ácidos são utilizados em hidratantes e produtos de limpeza. Como um abrasivo potentes, danifica a pele de tal maneira que a epiderme torna-se vulnerável aos raios ultra-violeta por cerca de cinquenta por cento.
    • SLS: Lauril Sulfato de Sódio é encontrado em cremes e maquiagem. Esta substância química seca a camada epidérmica e pode se tornar cancerígena é misturado com outros ingredientes em produtos de beleza usados.
    • Formalina: O formaldeído causa câncer e asma e é um cadáver conservante. Ela provoca alergias na pele e irritação.
    • Laca: É um ingrediente comum de mascaras e, eventualmente, leva à perda ou enfraquecimento dos cílios dos nossos olhos.
    • Colágeno: É um ingrediente de hidratantes e acaba obstruindo os poros.
    • Fragrâncias: Quando apresentam produtos de beleza de fazer você cheira a lavanda, você deve estar ciente do fato de que este perfume é criado por uma grande quantidade de produtos químicos. Isso pode causar alergias.
    • Ftalatos: Este produto químico é utilizado em tintas prego. Surpreendentemente, acredita-se que ele pode causar defeitos congênitos nas pessoas.
    • Acetato de chumbo encontrados nos corantes capilares. Danifica o cabelo e podem ser cancerígenos.

    Sulfeto de Selênio: Este produto químico é encontrado em shampoos shampoos especialmente caspa. Considerada uma substância cancerígena.